sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Cozinha Medieval

(imagem web)

A história nos leva hoje a uma visita muito especial, caminharemos sem armaduras pelos sabores de um tempo antigo na Europa, onde a culinária teve papel fundamental na construção da sociedade.

Entre os séculos V e XV, a cultura européia viveu a era Medieval, um período reconhecido pela importância de suas batalhas e conflitos, mas não falaremos destes temas, vamos nos armar apenas com muito apetite e conhecer um pouco sobre a Gastronomia da época.

A Alimentação básica na Idade Média vinha dos cereais, que eram usados para a preparação das massas e mingaus, os temperos mais comuns quase sempre vinham das uvas verdes e eram misturados ao mel e açúcar, dando aos pratos um forte sabor agridoce. Os ensopados e molhos também tinham espaço garantido à mesa, mas o grande destaque, ficava mesmo por conta das carnes de frango e porco, que eram muito apreciadas.

Inicialmente a comida era preparada no centro da sala, em lareiras super aquecidas, exalando calor para todos os outros cômodos da casa, ali se assavam porcos inteiros no espeto e usavam ganchos móveis para pendurar os caldeirões com ensopados. Foi na Baixa Idade Média, que a cozinha separada começou a aparecer como tendência entre os nobres, separando os convidados da fumaça dos assados.

Estudiosos medievais viam uma relação entre o processo de cozimento e o sistema digestivo humano,  acreditavam que o alimento no estômago era uma continuação de sua preparação na cozinha, por isso, para que os nutrientes fossem bem absorvidos deviam preencher o estômago de forma apropriada. A refeição ideal começava sempre por frutas, seguidas de vegetais como o alface ou repolho, logo depois frango e ensopado e por fim, carne de porco com castanhas para fechar o estômago e facilitar a digestão.

Na Idade Média o alimento era o principal elemento indicador das classes sociais, existiam normas que relacionavam o trabalho de uma pessoa como o que ela devia comer, era ilegal que trabalhadores de serviços manuais comessem carnes, privilégio concedido apenas aos senhores da nobreza. Só após a Peste Negra as carnes foram liberadas e consideradas comuns aos pobres.

Mas se por um lado, alguns alimentos eram restritos, por outro lado, temos a Cerveja como a bebida das classes populares da época, consumida fresca no início - pois ainda não era produzido o lúpulo - ela tinha uma cor mais turva, menor teor de álcool e já era um sucesso.

Para aqueles que querem viajar pelo mundo da Gastronomia Medieval, existem atualmente algumas coleções de receitas da Idade Média disponíveis em livros ou sites especializados, vale a pena pesquisar !!


Por enquanto, ficamos por aqui com uma sugestão de receita para começar essa viagem :


 Devorem !!


COSTELINHA SUÍNA AO MOLHO DE AGRIÃO

 ½  kg de costelinha suína
1 limão
2 dentes de alho picados
1 pimenta dedo de moça picada
Uma pitada de pimenta do reino
½  xícara de cebolinha picada
Um ramo pequeno de coentro picado (cuidado para não exagerar!)
Sal a gosto
Azeite Extra Virgem a gosto


Tempere a costelinha com o suco do limão, alho, pimenta dedo de moça, pimenta do reino,  cebolinha , coentro, um fio generoso de azeite e sal a gosto.
Deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
Coloque em uma assadeira e leve ao fogo médio pré-aquecido (210°C) por aproximadamente 40 ou 50 minutos.
Olhe sempre a costelinha, virando-a na metade do tempo até ficar bem dourada.


Molho de Agrião

5 punhados de folhas de agrião lavadas  e picadas
2 dentes de alho bem picados
Azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de amido de milho
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Páprica picante a gosto


Em uma panela pequena coloque um fio de azeite. Depois de aquecido coloque o alho para dourar.
Jogue o agrião picado e os temperos (sal, pimenta e páprica a gosto).
Assim que o agrião murchar e soltar um pouco de água, retire-o do fogo e bata tudo no liquidificador (ou utilize um mixer, se desejar).
Observação:  
Se preferir um molho mais homogêneo, bata por mais tempo, mas se gostar com pedaços mais graúdos, dê leves impulsos apenas no liquidificador ou mixer.
Volte a mistura para a panela , ligue o fogo e coloque uma colher de sopa de manteiga. Mexa bem, experimente o sabor dos temperos.
Por fim, coloque uma colher de sobremesa de amido de milho para engrossar o molho.
Dica: 
misture o amido de milho antes em um copo pequeno com dois dedos de água ou com um pouco do próprio molho.

Está pronto! É só servir em cima da costelinha suína e sugerimos também um arroz branco de acompanhamento!

E para ficar ainda mais saboroso esse BANQUETE MEDIEVAL, aprecie esse prato com uma cerveja encorpada, tal como a maravilhosa Bernard Amber Lager – uma cerveja da República Tcheca, com receita do ano de 1597, não pasteurizada, microfiltrada, feita com água mineral das Montanhas Morávias, possui uma bela cor acobreada, levíssimo amargor e agradáveis notas caramelizadas provenientes de seu malte e fina levedura !



BOM APETITE !!!



3 comentários:

  1. Realmente a cozinha medieval teve um papel social muito relevante e delicioso!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza !
    Fantástica a metáfora do trajeto da alimentação pelo nosso corpo com relação ao cozimento e diferentes tipos de alimentos !

    ResponderExcluir